Durante as comemorações do trigésimo quarto ano de organização da Igreja Presbiteriana Emaús, foi constituído uma Comissão de Levantamento Histórico. Esta referida comissão nasceu com o intuito de levantar dados e relatos referentes à fundação desta igreja.
Tendo como base teórica a História Oral, a C.L.H. - Emaús coletou vários depoimentos de irmãos que foram testemunhas oculares dos inícios deste trabalho, para surpresa da comissão, um dos depoentes, Professor Raul a presenteou com um “pequeno histórico cronológico da Igreja Presbiteriana Emaús”. Devido a sua importância histórica, os membros da comissão entenderam ser pertinente sua reprodução na integra, para edificação e apreciação de todos.
PEQUENA HISTÓRIA CRONOLÓGICA DA IGREJA PRESBITERIANA EMAÚS
No meado da década de setenta, a irmã em Cristo Euzi, membro da igreja Batista do Capão Redondo, incentivou-me a fundar um trabalho presbiteriano em nosso bairro. Além disso, indicou-me a residência dos nossos irmãos Orivaldo e Suzana. Nessa residência, numa sexta-feira realizou-se o primeiro culto, com oito pessoas presentes, Orivaldo, Suzana, Raul, Lucy, Natal, Maria, Edna e Edson.
Daí fomos conhecendo outros irmãos como, presbítero João e família, irmão Benedito e família, irmão Elpídio e família, irmão João e família, irmão Képpke e família, irmã Maria Faria Coelho e família. Começamos com a escola dominical, tendo como professor o presbítero João, secretário José Eugênio e tesoureira irmã Leonina.
Neste ínterim, alugamos um salão na Rua Comendador Santana, 1265. A igreja tutora era a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, reverendo Osias Mendes Ribeiro. Por questão de espaço, mudamos para uma sala maior na Rua Alcides de Paiva Monteiro, 47.
Por jurisdição eclesiástica, a congregação passou para a Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, reverendo Jacó Silva.
Na congregação Presbiteriana de Capão Redondo, houve três enlaces matrimoniais: José Faria e Maria, Cardoso e Benedita, José Eugênio e Lóide .
Por determinação do conselho da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, a congregação passou a ser visitada pelos missionários da Igreja Presbiteriana Coreana. Estes vendo o progresso na congregação compraram um terreno na Rua Abigail Maia e nele construíram o necessário para o trabalho evangelístico. Mudamos para o novo local, tão logo a congregação passou a chamar Igreja Presbiteriana Emaús, reverendo Josias dos Reis Coelho.
EBENEZER
“ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR.” I Samuel 7:12
Ressalva: A Igreja Presbiteriana Emaús Nasceu na casa do Orivaldo e Suzana.
Missão
A Igreja Presbiteriana Emaús existe para viver o Evangelho de Cristo Jesus em todas as dimensões de sua vida e proclamá-lo a todas as pessoas.
Visão
- Ensinar o Evangelho de Cristo para edificação dos crentes, por meio de uma pregação e ensino biblicamente saudáveis.
- Estimular os diversos departamentos da igreja, para que promovam e se comprometam com o Evangelho de Cristo, por meio de suas atividades.
- Criar pequenos grupos, aproveitando a estrutura das sociedades internas, para que, o Evangelho de Cristo seja ensinado e seus membros possam experimentá-lo e vivê-lo em toda as dimensões de sua vida.
- Estimular os crentes a testemunhar e pregar o Evangelho à outras pessoas, promovendo de forma saudável o crescimento da igreja.
- Desenvolver atividades evangelísticas, tais como: entrega de folhetos, escola bíblica de férias, apoiar o CECOM e etc.
- Promover instrução evangelística e missionária, por meio de encontros e conferências.
- Envolver-se com o trabalho Missionário Transcultural.
Galeria de Fotos
Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.
Sobre a nossa igreja
Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:
Conheça a liderança pastoral Envie-nos uma mensagem